Compre por telefone: (11) 5181-6167

Notícias

Tudo que você precisa saber sobre o novo OS X Mountain Lion 11/06

Anunciado na última semana, sucessor do Lion chega aos usuários finais até julho deste ano; sistema ganha mais recursos do iOS.

Sempre que um novo sistema operacional é anunciado, surgem muitas perguntas sobre novos recursos e capacidades. E quando o anúncio do software é tão surpreendente quanto foi com o Mountain Lion na semana passada, essas questões adquirem um caráter de urgência.

Mas não é preciso se preocupar. Tivemos a chance de passar um bom tempo com a próxima versão do sistema operacional do Mac, e respondemos abaixo algumas perguntas que vocês possam ter sobre o novo OS X. E não se preocupe se nem todas forem respondidas agora, temos alguns meses antes que o Mountain Lion chegue para resolver isso.

- Disponibilidade

Quando o Mountain Lion estará disponível?

A versão preview para desenvolvedores já está disponível para download – é preciso fazer parte do programa de desenvolvedores da Apple, enquanto que a edição final para os consumidores deve chegar ao mercado por volta de julho deste ano, informa a Apple.

Como poderei adquirir o novo sistema?

Assim como aconteceu com o Lion, a Apple planeja inicialmente disponibilizar o Mountain Lion apenas como um download na sua loja online Mac App Store (depois foi lançada uma edição em pen drive do Lion).

Qual versão do Mac OS X é o Mountain Lion?

É a 10.8 (e agora é OS X e não mais Mac OS X).

Quais Macs poderão rodar o Mountain Lion?

A Apple ainda não anunciou a lista oficial de quais Macs poderão rodar o novo sistema. No entanto, os modelos abaixo são suportados na versão preview para desenvolvedores:

-iMac: 2007 e mais recente
-Mac mini: 2009 e mais recente
-Mac Pro: 2008 e mais recente
-MacBook: Final de 2008 e mais recente
-MacBook Air: Final de 2008 e mais recente
-MacBook Pro: 2007 e mais recente
-Xserve: 2009

Novo sistema para Macs ganha recursos do iOS, como Notas, Lembretes e iMessage

- Recursos

Quantos novos recursos e melhorias o Mountain Lion vai trazer?

O comunicado da Apple informa que o preview para desenvolvedores do sistema contém mais de 100 novos recursos (mas ainda não contamos um a um). Com o Lion, a Apple lançou uma lista detalhada com todas as novidades; provavelmente podemos esperar o mesmo procedimento com o Mountain Lion nos próximos meses.

Mas a Apple nos informou alguns novos recursos do Mountain Lion sem entrar em maiores detalhes: backup para discos múltiplos, nova infraestrutura gráfica para OpenGL/OpenCL, melhores configurações de privacidade no Safari, entre outros.

O Lion se “inspirou” muito no iOS para seu conjunto de recursos. Isso continua no Mountain Lion?

Sim. Assim como o Lion, o novo sistema oferece várias novidades que serão familiares para os usuários iOS. Esse uppdate continua a filosofia da Apple de levar recursos iOS “de volta para o Mac”, e inclui iMessage, Lembretes, Notas, Centro de Notificações, integração nativa com Twitter, Game Center, e espelhamento com o AirPlay.

Há algum recurso do Lion que será abandonado no Mountain Lion?

Em grandes parte, os recursos que chegaram com o Lion continuarão no novo sistema. Mas veremos algumas mudanças de nome e de layout. O iCal e o Address Book (Agenda de Contatos) passarão a se chamar Calendário e Contatos, além de trazer um visual mais parecido com seus “irmãos” no iOS.

Algum recursos do Mountain Lion será disponibilizado para os usuários do Lion e/ou do Snow Leopard?

A Apple ainda não anunciou nada nesse sentido, mas não é muito provável que isso aconteça. Dito isso, vale lembrar que a companhia está permitindo que os usuários Lion baixem a versão beta preview do Mensagens, por isso é inteiramente possível que esse app tenha suporte para o OS X 10.7 quando for lançado oficialmente.

O que é Gatekeeper? Como ele vai funcionar?

O Gatekeeper é uma nova tecnologia de segurança que a Apple lançou com o Mountain Lion, que permite que você baixe e instale apps a partir de desenvolvedores registrados com a Apple, independentemente se esses aplicativos estejam à venda na Mac App Store ou na web.

O Gatekeeper vai me impedir de rodar minha coleção atual de softwares? Só será possível usar apps baixados na Mac App Store?

Não, você poderá abrir qualquer software que quiser. Mas é possível selecionar isso nas Preferências de Sistemas, escolhendo abrir apenas programas da App Stores, de desenvolvedores que sejam ou não da Mac App Store, mas registrado com a Apple; ou apps de qualquer desenvolvedor, em qualquer lugar na web.

Como funcionarão os recursos de compartilhamento do Mountain Lion?

Como o iOS, o Mountain Lion possui um novo botão de Compartilhar (Share) que te permite enviar praticamente qualquer coisa – site, imagem, vídeo, arquivo, trecho de texto – usando uma variedade de serviços. Esses serviços variam de acordo com o app: por exemplo, no Safari, você pode compartilhar sites com sua Lista de Leitura (Reading List) assim como por e-mail, iMessage e Twitter, enquanto que vídeos podem ser compartilhados via YouTube, Vimeo ou AirDrop. E se você clicar com o botão direito em qualquer texto, poderá compartilhá-lo por e-mail, iMessage, ou Twitter.

Além disso, o painel Mail, Contatos e Calendários das Preferências de Sistema foi atualizado para que você possa adicionar integração nativa com Twitter, Flickr e Vimeo.

- Apps

O que é essa história de que a Mac App Store e o Software Update serão fundidos?

Você ouviu certo. A Mac App Store agora será o único lugar para os updates de softwares da Apple. Quando um novo programa estiver disponível, você receberá uma notificação pela Central de Notificações.

O que o Game Center no Mac significa para os gamers dos computadores da Apple?

Será preciso esperar e ver quando o Mountain Lion realmente for lançado, uma vez que o Game Center não é muito útil sem apps para utilizá-lo. Dito isso, sua conta do Game Center no iOS será continuada, e você deverá poderá fazer no Mac muitas das coisas que costuma fazer com o Game Center no iOS – convidar amigos para games, manter registro das suas conquitas, e encontrar novos títulos para jogar.

O iTunes ganhou alguma melhoria com o novo sistema?

Não, ao menos ainda não. A versão do iTunes presente no beta do Mountain Lion é a 10.5.3, a mesma que está atualmente para download no site da Apple. Isso pode mudar pouco antes do lançamento do Mountain Lion, mas não há como afirmar nada agora.

Há alguma diferença marcante entre a versão do Notas para iOS e Macs?

O app é “traduzido” de forma bastante próxima entre os dois sistemas: você pode exibir e editar notas únicas, visualizar uma lista com todas as suas notas, ou, se possui múltiplas contas, é possível escolher ver apenas uma seleção de notas com base na conta que as criou. Ao contrário do Notas no iOS, você pode usar qualquer fonte encontrada no Mac. A versão do app para o Mountain Lion também suporte o formato rich text e alinhamento de texto.

O que acontece com o Photo Booth e o QuickTime?

Ambos recebem novas opções de Compartilhamento.

Alguma novidade com o Safari?

Sim, o navegador tem uma barra de ferramenta redesenhada no Mountain Lion. A caixa dedicada de buscas foi embora – agora basta digitar seus termos de busca na barra de URL.

Por Macworld / EUA 


‹ Voltar
Seu carrinho está vazio.